Pesquisar

Translate

Marcadores

sábado, 12 de março de 2011

Troféu Gameworld 2011: quem levou os Space Invaders para casa?

Nesta sexta-feira (11), como parte do evento Gameworld 2011, a editora Tambor realizou a 7ª edição do Troféu Gameworld, prêmio que agracia vários setores do mercado de games nacional e internacional. Foi uma cerimônia com samba, celebridades e algumas escolhas duvidosas.

As festividades no Shopping Frei Caneca começaram com um leve atraso – pouco depois das 19h, quando o original era 18h – e ao som das palavras de André Forastieri, responsável pela área editorial da Tambor. Sem demorar muito, ele chamou a primeira atração da noite: uma bateria de escola de samba. A batida carnavalesca, com três mulatas, parecia um pouco deslocada para o evento, mas empolgante mesmo assim. Ela foi logo susbtituída por um som muito mais familiar: o tema de Super Mario ao som dos tambores e do cavaquinho. O show terminou com “Isto Aqui o Que É”, de Caetano Veloso




Logo em seguida subiu ao palco Fábio Feldman, candidato ao governo de São Paulo nas últimas eleições pelo Partido Verde. Ele reforçou que sua presença ali não tinha relação com propaganda política, mas com a discussão sobre a chamada “Economia Criativa”.

Para enfrentar o desafio de superar uma economia crescente como a China, disse o ambientalista, é preciso apostar justamente nesse tipo de trabalho: o dos músicos, artistas, engenheiros de software, designers, trabalhadores de moda, entre outros. E isso quer dizer estar preparado para treinar mão de obra, assim como hoje se treinam mecânicos e eletricistas e, mais importante, criar uma frente quase educacional para ensinar aos “tomadores de decisões” a importância e o funcionamento da indústria e do mercado dos games para que, então, o cenário possa mudar e o setor, crescer.




Depois do discurso, subiram ao palco os anfitriões da noite: o jornalista Pablo Miyazawa, ex-editor da revista EGM Brasil e atual editor da Rolling Stone, e o produtor musical Carlos Eduardo Miranda. O progresso da premiação foi, como nos outros anos, no mínimo curioso: os apresentadores não enxergavam o telão, então dependiam de sinais da plateia para saber quando falar das categorias e dos vencedores e assim não correrem o risco de “spoilar” nenhum prêmio.

Miranda, à vontade como se fosse o melhor amigo de cada um na plateia e sem qualquer censurea, já tratou de avisar logo de início que a apresentação teria seus contratempos, já que “eles pagam muito pouco pra gente aqui”.

Os vídeos no telão foram um problema, como quase todo ano. Cada sequência com cenas dos jogos, logos das empresas e outras imagens eram longos demais, quebrando o ritmo da apresentação e deixando o público esperando. A partir de certo ponto, a ordem foi para que os vídeos fosse ignorados e a premiação continuasse rolando apenas com a condução da dupla, já que o teatro precisava ser entregue às 20h30 e o tempo estava acabando.

Questões técnicas à parte, Pablo e Miranda conduziram bem a apresentação, com diálogos curtos porém divertidos. Miranda fez piadas, disse que é um gamer “velho”, que joga sozinho para não “apanhar da molecada”, e contou algumas experiências suas como jogador e consumidor. Nisso, sobrou até para vendedores de games que não sabem o que fazem: “o ‘firmeza’ diz pra você que é jogo é bom, aí você chega em casa, vê o jogo e tem vontade de matar o vendedor”.

O que chamou a atenção das listas de melhores jogos foi a escolha dos próprios: muitos jogos multiplataforma sendo premiados quando os exclusivos poderiam ganhar mais destaque. Call of Duty: Black Ops, por exemplo, ganhou como melhor de Xbox 360 e melhor de PC. Assassin’s Creed: Brotherhood, outro multiplataforma, foi o melhor de PlayStation 3, enquanto God of War III, exclusivo de PS3, foi o Jogo do Ano.

Empresas estrangeiras como Nintendo, Ubisoft e Konami estiveram representadas por seus chefes e gerentes que participavam do evento. Nos discursos de agradecimento, reforçaram os votos de otimismo no mercado brasileiro. Para 2012, André Martins, diretor geral da Tambor, prometeu um evento ainda maior e uma cerimônia de premiação um pouco mais rápida.



A seguir, a lista completa dos vencedores:

1. Notebook para Games:
ASUS GT50

2. Fabricante de Placa de Vídeo:
EVGA

3. Fabricante de Processador Gráfico:
AMD

4. Fabricante de Fonte de Alimentação:
Seventeam

5. Celular para Jogo:
iPhone 4

6. Jogo de Celular:
Angry Birds

7. Operadora de Celular:
Vivo

8. Distribuidora de MMO:
Level Up! Games

9. Distribuidora de Jogos:
NC Games

10. Experiência de Compra:
Datishop

11. Site de E-commerce Especializado em Games:
ShopGames.com.br

12. Site de E-commerce Magazines:
Walmart

13. Melhor Desenvolvedora/Produtora:
Nintendo

14. Game Nacional:
Freekscape: Escape From Hell

15. Advergame:
Fiat Uno Color Race

16. Jogo do Ano:
God of War III

17. Jogo de DS:
Pokémon Heat Gold e Soul Silver

18. Jogo de Wii:
Super Mario Galaxy 2

19. Jogo de Xbox 360:
Call of Duty: Black Ops

20. Jogo de PSP:
God of War: Ghost of Sparta

21. Jogo de PS3:
Assassin’s Creed: Brotherhood

22. Jogo de PS2:
Silent Hill: Shattered Memories

23. Jogo de PC:
Call of Duty: Black Ops

24. Executivo do Ano:
José Carlos Rodriguez (Disney Online Studios)

25. Blog de Games:
Portal Versus


A premiação foi nesta sexta-feira (11), mas o Gameworld 2011 continua até domingo (13).

Slideshow do evento aqui!


fonte: Kotaku Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, sempre comente nas postagens, pois com isso, podemos saber que nosso trabalho esta valendo para os usuarios.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...